Na semana passada participei da reinauguração do Super Daki, loja de bairro localizada no coração do Ecoville, na Zona Norte de Porto Alegre. Além de me surpreender com o conforto e o aconchego do supermercado, fui encantado pelas ruas calmas, seguras e limpas do bairro – uma das novas opções da capital gaúcha – que eu ainda não conhecia. Totalmente planejado, o Ecoville é um daqueles lugares para se fixar residência para sempre: espaçoso, com trânsito assertivo e fácil acesso, traz uma sensação de cidadezinha do interior, sem perder a proximidade e a conveniência de todas vantagens da grande metrópole. Mais que isso, o bairro é um primor em segurança, garantindo às famílias o sossego merecido ao final das jornadas de trabalho.

Na mesma inauguração, chamou-me a atenção que participaram da solenidade lideranças comunitárias do Ecoville. Em dado momento, a presidente da Associação de Moradores do bairro relatou que dificilmente são feitos pedidos básicos como limpeza, conservação e asseio aos órgãos públicos – os próprios moradores do Ecoville organizam tudo para que o lugar permaneça invariavelmente impecável. Este engajamento dos moradores com o lugar em que vivem é outra característica da região, cada vez mais procurada por sua excelente relação custo x benefício.

Com praças generosas e grandes áreas de lazer, o Ecoville também é ponto muito desejado por casais jovens e com crianças. Cercados de segurança, os pequenos podem, no local, desfrutar de uma infância mais livre do que normalmente é a regra nas grandes cidades, o que garante ao bairro um ar ainda mais agradável e familiar. A região possui ainda uma infraestrutura completa em supermercados, farmácias, creches, escolas e outros comércios, fazendo do bairro um local com vida própria e que parece estar sempre em movimento. Quem visitar o Ecoville certamente sairá positivamente surpreso, assim como eu. E cogitará fazer da Zona Norte um lugar para viver: uma moradia para sempre.