Com o final de abril e a chegada de maio, as temperaturas já começam a dar sinais de queda em todo o território gaúcho. Você sabia que nos supermercados a procura por vinhos e sopas sobe até 40% com a mudança do clima? Por outro lado, as vendas de inseticidas e cervejas chegam a cair 25% na época mais fria do ano. O período frio, além de trazer mudanças significativas nos hábitos das pessoas, também sublinha a importância da observação de pontos-chave na hora de vislumbrar o seu lugar para viver ou para trabalhar. A escolha certa do imóvel, proporcionando aconchego para a família ou tranquilidade para desempenhar o trabalho, neste sentido, é fundamental. Por isso, além de avaliar questões de estética, gosto pessoal e localização, converse com seu corretor sobre a posição solar do imóvel e perceba outras dicas que discorreremos logo abaixo:
Posição solar, a regra de ouro – Uma das principais características que se deve ficar atento na hora de comprar ou alugar um imóvel é a de sua posição solar, principalmente em regiões onde o inverno costuma ser mais intenso e cinzento – caso do Rio Grande do Sul. Portanto, a regra de ouro neste aspecto é prestar atenção neste quesito, conversando e questionando o seu consultor imobiliário. Um imóvel com bastante incidência de luz solar pode evitar problemas de saúde e manter os espaços mais arejados, aconchegantes e agradáveis. Além disso, o sol pujante afasta a formação de mofo e bolores. A incidência de sol em imóveis varia de acordo com a região em que está localizado e com cada estação do ano. Por isso, pesquisar sobre o imóvel de seu interesse, seu posicionamento solar e notar o tempo de convergência de luz em cada espaço serádeterminante para fechar um negócio imobiliário de sucesso.
Gás-central a aquecimento da água – Os imóveis com chuveiro a gás tendem a garantir um banho mais quente e confortável, mas isso não é novidade. As opções com gás-central, que evitam o transtorno de um botijão ocupando espaço na cozinha ou área de serviço, além de valorizarem o imóvel, aumentam a qualidade de vida e garantem, via de regra, o uso de água quente também nas torneiras e pias durante o rigor do inverno.
Ar-condicionado – O uso de ar-condicionado há muito deixou de ser supérfluo, tornando-se presente nos lares de boa parte das famílias brasileiras. No período mais frio do ano, embora menos usada do que nos picos de calor, a climatização residencial ou empresarial converte-se em um diferencial significativo de conforto, melhorando o sono, a qualidade de vida e o poder de concentração nos ambientes de trabalho.
Lareira – Outra opção muito procurada, sobretudo em imóveis residenciais, é a lareira. Disponível em modelos a gás, elétrica, ecológica e a tradicional a lenha, a lareira proporciona um sistema de aquecimento muito potente. Dependendo de onde esteja localizada, seja na sala de estar ou nos quartos, seu calor se espalhará rapidamente pela casa.
Além das dicas acima, uma série de outras variáveis deve ser levada em conta na hora da escolha de um imóvel no que tange ao conforto climático: a observância do tipo de iluminação (lâmpadas), a escolha do piso (frio ou quente) e até mesmo as características dos espaços coletivos (por exemplo, se sua vaga de garagem for em área aberta sujeita à chuva, e em lugar distante) são alguns dos pontos que requerem a atenção no momento da escolha do seu lugar ideal. Mais importante que tudo, o fundamental é que você e sua família encontrem o imóvel que contemple tudo o que desejam, sob a supervisão de um profissional do ramo e que possa enaltecer os pontos positivos e pequenos alertas desfavoráveis sobre cada opção. O Time CP Imóveis está à disposição para ajudá-lo(a) nesta busca, respeitando as características de cada cliente e procurando, acima de tudo, a confiança e a satisfação para todas as partes envolvidas em uma negociação imobiliária. Venha conhecer as opções de aluguel e vendas conosco e esquentar o coração neste inverno! #TeamCP #VemPraCP