O Litoral Norte do Rio Grande do Sul apresenta vasta riqueza em vegetação e uma paisagem elevada e complexa, derivada de um conjunto único de fatores ecológicos, segregados ao longo do tempo, que se estendem desde a formação da Planície Costeira até a borda da Serra Geral. Através de deposições sedimentares cumuladas em milhares de anos, formou-se uma cadeia de morros, onde cercados por depressões deram origem a um sistema lagunar único no mundo, contando com 22 lagoas que vão de encontro à planície costeira e ao oceano, constituindo este relevo diferenciado ao litoral gaúcho.
Assim como Porto Alegre fica de costas para o Guaíba, as praias do nosso Litoral Norte também ficam de costas para a Lagoa dos Quadros, chamando maior atenção para suas belezas ao entardecer. Contemplar o cenário formado pela lagoa e sua vasta cadeia de morros ao por do sol é simplesmente deslumbrante. Suas águas calmas e rasas refletidas a luz solar formam uma composição paisagística indescritível e única em termos de beleza natural intocada e poder desfrutar desta energia, que somente a natureza nos proporciona, a beira desta lagoa, é maravilhoso e revigorante!
Outra atração que a Lagoa proporciona a seus frequentadores, além de sua beleza inquestionável, é ser um local propício para esportes aquáticos, como a prática de stund up, kitesurf e velejo, além do uso lanchas e barcos, que permitem longos passeios que podem ser percorridos de Osório a Torres, ou Jet skis para trajetos mais curtos.
Nesta perspectiva, investidores de todo Estado apostam na valorização desta região como mais uma opção de turismo e lazer para quem já está acostumado e cansado
das opções de somente praia ou serra, pois tamanha beleza natural próxima a nossa Capital, torna-se gradualmente mais um local de refúgio a quem deseja descansar, relaxar e fugir do estresse do dia a dia!