Com olhos para seus valores e legado, CP Litoral promove renovação
Algumas das empresas de maior credibilidade do mundo têm no rosto de seus fundadores a figura marcante que personifica sua organização. Bill Gates com a Microsoft, Steve Jobs com a Apple, Zuckerberg com o Facebook, dentre tantos outros, são alguns dos cases de sucesso que ligam, de forma inseparável, os valores das companhias aos preceitos de seus diretores. O caso da CP Imóveis é parecido: para nós, que conhecemos e convivemos com Paulo Nascimento, o semblante sorridente e sereno do fundador da CP está para sempre ligado à nossa forma de trabalho, ao nosso modus operandi, ao nosso jeito de ser. É o nosso DNA.
A perda prematura do Paulinho, nosso fundador e mentor de todos os projetos, ocorrida em fevereiro passado, trouxe desafios e a necessidade de mudanças imperiosas em diferentes frentes da nossa empresa. É o caso da CP Imóveis Xangri-lá, que passa por um processo natural de renovação de seu quadro laboral para o início de um novo ciclo, que se fez necessário em um contexto de manutenção do legado e de criação de novas oportunidades na região litorânea do Estado. “Somos muito gratos a todos os profissionais que passaram pela CP Litoral, mas o novo momento merecia esta renovação na equipe. Estamos com um time jovem e com muita vontade de crescer. Uma equipe jovem e muito responsável, ancorada pela figura da Adriana, que está há 12 anos prestando toda retaguarda para a CP Litoral, e pelo Artur, um dos remanescentes que continuam na casa e que se mostra muito preparado para esta virada de chave”, explica o diretor comercial da CP, Marcelo Ely.
Como principais desafios, a nova equipe terá a ampliação de mercado e a modernização de processos administrativos, além da integração com a CP Porto Alegre. “Nosso objetivo número um é mantermos o nível de confiabilidade e credibilidade que o nome do Paulinho sempre garantiu à CP. A empresa segue familiar, com suas duas filhas na gestão, e nossa preocupação maior é acima de tudo conduzirmos os valores que ele plantou nesta empresa a um caminho de expansão e crescimento”, observa Ely. Agora, a CP Litoral passa a estar 100% integrada à matriz, que possui 36 anos de atuação na Zona Norte de Porto Alegre. Para fortalecer o processo de integração das equipes, a consultora imobiliária Cris Sfair está se transferindo da unidade Capital para a filial Xangri-lá, a fim de aproximar os times. “Estamos numa pegada de muita qualificação, humanização e treinamento contínuo. Buscamos um perfil de equipe mais jovem porque estão mais suscintos a desafios e a sair da caixa, e a Cris será fundamental neste processo de entendimento da cultura CP”, explica Marcelo.
Especialista em condomínios fechados e vendas, a CP Imóveis Litoral segue no mesmo endereço, na Av. Paraguassu, 775, em Xangri-lá. Conheça o perfil de alguns dos integrantes do nosso time:
Artur, liderando pelo exemplo
Dizem que os melhores líderes são aqueles que inspiram pelo seu exemplo. Este é inegavelmente o caso de Artur Fraga, o novo gerente comercial da CP Imóveis Litoral. Com duas passagens pela CP – na atual, já acumula 3 anos de casa –, o gestor de 30 anos atuava como corretor de imóveis e, em março, aceitou o desafio proposto pelo diretor comercial da empresa, Marcelo Ely, para liderar o time de Xangri-lá.
Tranquilo e caseiro, Artur possui um relacionamento de oito anos, e tem em seu cachorro o verdadeiro xodó da família. “Como não tenho filhos, é como se meu cachorro fosse da família, por isso as ações com pets da CP sempre foram mais um canal de identificação pessoal minha com a empresa”, observa, citando a campanha ZN Loves Pets, da matriz da imobiliária. Nascido em Capão da Canoa e criado em Xangri-lá, o gerente relata ter passado uma infância tranquila, quando aprendeu a gostar de praia e de esportes. “Skate, futebol, surfe… Sempre pratiquei esportes e até hoje acredito que seja um meio importante de lazer”, relata. No Litoral, onde mora próximo de seus pais e de suas duas irmãs, Artur exalta a qualidade de vida incomparável como ponto forte para se morar. “Xangri-lá tem um potencial muito grande, a infraestrutura do município está melhorando muito e incentivando investidores a trazerem novos projetos imobiliários para a região”, sublinha.
O gestor da CP Xangri-lá estava no quinto semestre da faculdade de Direito quando conheceu a corretagem, e hoje acredita que não teria sido tão feliz como advogado. “Gosto da minha liberdade de horários, de lidar com as pessoas, de oportunizar a realização de sonhos”, sorri. Como desafios para este novo momento da CP Imóveis, Artur destaca a integração das equipes de Porto Alegre e do Litoral e a responsabilidade de manter o legado da empresa como suas principais metas, além, é claro, de potencializar as vendas. “O nome da CP é muito forte no Litoral, e nosso fundador, Paulinho, é uma marca que continuaremos carregando. Estamos inovando muito, mexendo em muita coisa nesta nova fase, mas sem perder a essência da CP. Por isso aceitei este desafio profissional”, relata o gerente.
Para o futuro, Artur sonha em conciliar a profissão de consultor imobiliário com a possibilidade de empreender no ramo da construção civil, pelo qual se diz apaixonado. “Gosto de trabalhar e conviver com pessoas que queiram crescer. O comprometimento é muito importante, e hoje a tecnologia facilita muito a comunicação e o trabalho. Hoje, podemos estar em tempo integral comprometidos, mesmo quando estamos em casa ou em momentos de lazer, temos ferramentas para monitorar o trabalho. Responsabilidade e objetividade são as minhas palavras-chave”, define o jovem gestor.
Adri, o rosto da CP Litoral
Nenhuma pessoa simboliza tanto a CP Imóveis Xangri-lá como a figura simpática e atenciosa de Adriana Aparecida da Silva Gabriel, com seus 12 anos de casa. Nascida em Porto Alegre e morando há 13 anos no Litoral, Adri, como é conhecida, mudou-se para a praia devido a uma transferência de emprego do marido, com quem tem um filho de 16 anos – além de uma enteada de 30. Ela trabalhou em um escritório de advocacia que atendia o fundador da CP, Paulinho, e frequentemente fazia ligações para ele a pedido dos seus superiores. “Não o conhecia pessoalmente, mas já achava uma pessoa incrível, sempre muito simpática e alto astral. Quando vim para o Litoral, passei na frente da filial da CP e pensei que poderia trabalhar ali. Tudo deu certo”, conta.
Oriunda de uma família muito unida, Adri tem mais quatro irmãs, todas mulheres, criadas com muito trabalho e dedicação pelos pais, oriundos da cidade de General Câmara. “Meus pais se casaram e foram pra Capital, onde construíram sua vida com muita batalha e ensinaram para todas as filhas o valor do trabalho. Minhas irmãs são minhas parceiras de vida, minha família é tudo pra mim”, resume. Definindo-se como uma profissional muito adaptável, Adriana valoriza muito a facilidade de deslocamentos, o trânsito tranquilo e a proximidade com a natureza como principais pontos positivos do Litoral.
Nesta nova fase da CP Imóveis, em que a equipe tem o desafio de trazer inovações e manter os valores e a tradição construídos pelo Paulinho, Adri se diz motivada e confiante sobre o futuro dos negócios da empresa. “Tenho muito carinho, respeito e admiração pelo Paulinho, meu amigo de sempre, uma pessoa muito importante, mas acredito que a empresa está no caminho certo. O diretor comercial Marcelo é cheio de boas ideias e muito preparado para dar continuidade. Estou bastante entusiasmada com os desafios que virão”, comenta.
Vitor, DNA de corretor
Um dos novos talentos da CP Imóveis Xangri-lá conhece muito bem os atalhos da vida de corretor de imóveis. Apesar de sua pouca idade – completou recentemente 22 anos –, Vitor Matheus Emerin Pires criou-se à volta do pai, Seu Pedro, que construiu sólida carreira no ramo imobiliário e tornou-se inspiração para o filho. Falecido em 2020, o Seu Pedro é o ídolo maior do jovem corretor, que nasceu em Florianópolis/SC e veio morar em Xangri-lá aos seis anos de idade.
Vitor conta que veio parar no ramo imobiliário por influência total do pai, que despertou nele o DNA de corretor. “Entrei no segmento e criei uma amizade muito forte com nosso atual gestor, o Artur, que é outra pessoa em quem me espelho muito”, conta o consultor imobiliário. Depois de um ano fora do mercado prestando o serviço militar, ele se diz mais maduro e pronto para esta nova fase da CP Litoral. “Em 2018, quando ingressei no ramo imobiliário, eu fazia uma venda e ficava em casa, não tinha o mesmo foco. O quartel me ensinou a ter disciplina, pontualidade, a estudar o mercado e conhecer os produtos in loco. Estou feliz com o convite que o Artur fez para que eu entrar para o time CP”, descreve.
Muito família, Vitor é o assador “oficial” dos churrascos de domingo – ele mora no mesmo pátio que a mãe, Dona Luzia, em um terreno com várias casas –, e está sempre suas duas irmãs. “É muito bom correr na beira da praia, essa paz, tranquilidade. Morar na praia é diferente, e encontrei na CP Imóveis um ambiente que se soma a isso. Nossos gestores, Marcelo e Artur, têm muita visão e botam a gente pra cima. Quando cai uma venda, é importante ter uma energia boa, um incentivo, e esta é a melhor característica deste time”, elogia Vitor.
Quando fala em planos para o futuro, os olhos de Vitor brilham. “Quero fazer história aqui. Comprar minha casa própria, dar uma casa pra minha mãe. Sou focado em condomínios fechados, me considero um especialista nestes produtos e temos muito trabalho pela frente”, antecipa. O corretor conclui dizendo que aprendeu a estudar o comportamento humano e que tem muitos clientes que viraram amigos. “Para fidelizar o cliente, tu tens que mostrar que conhece o mercado e ser o mais realista possível. Não dá pra entupir o cliente, tem que ser sincero. Por isso tem clientes que me ligam ou chamam no WhatsApp todos os dias”, sorri o profissional. “Nenhum ser humano é igual ao outro. Ninguém vai pensar igual a ti. A opinião do outro também é válida e tem que ser ouvida. Este é um mantra que levo para evoluir como pessoa e como profissional”, finaliza Vitor.
Vagner, qualidade de vida para todos
O sonho de morar na praia em busca de melhor qualidade de vida não é exclusividade dos clientes da CP Litoral. Casado há seis anos e pai de quatro filhos, o corretor Vagner Dias de Lima, mais nova contratação da unidade Xangri-lá da CP Imóveis, escolheu o mesmo caminho que muitos clientes para melhorar a segurança e o conforto de sua família: saiu da Região Metropolitana de Porto Alegre e foi morar na praia. Indicado pelo primo, que já atuava na empresa, Vagner iniciou a carreira de consultor imobiliário em 2016, na CP Porto Alegre. Muito comunicativo e interessado, o gaúcho que recentemente completou 40 anos logo se adaptou ao mercado imobiliário. “Voltar para a CP Imóveis neste momento é um presente, porque essa empresa é minha segunda casa. Na CP aprendi a trabalhar, vi tudo que o Paulinho plantou e tive muito respaldo do Marcelo. Estou muito feliz”, conta.
Em 2020, quando já tinha mais de quatro anos de casa, Vagner aproveitou o momento conturbado da pandemia para transformar sua vida: decidiu mudar-se definitivamente para a região litorânea em busca de uma rotina mais próxima da natureza. “Minha esposa teve uma gravidez complicada, com problemas, e decidi me focar na família. Saí da CP e fui morar próximo aos meus pais, em Terra de Areia, levando esposa, filhos, cachorro e tudo o que tinha. Hoje vivemos muito felizes nesta chácara, em meio à natureza, plantando, criando galinha, papagaio, gado. Agora chegou a hora de voltar, e o Marcelo sempre me deixou as portas abertas”, comemora.
Feliz com seu novo momento, Vagner conta que todos os clientes para quem vendeu acabaram deixando boas lembranças em sua trajetória. “A gente fica amigo, vê a família do cliente feliz na nova casa, acompanha nas redes sociais. Este é um pagamento que não tem preço”, sintetiza. Segundo ele, o legado que a CP Imóveis carrega na praia enche a nova equipe de responsabilidade. “O Paulinho construiu uma reputação muito forte, são milhares de negócios em mais de trinta anos e nunca houve nenhum problema. Isso nos dá respaldo, já que hoje há uma imobiliária em cada esquina no Litoral. Nosso diferencial é a confiabilidade e a seriedade do trabalho”, conclui, dizendo que não pretende voltar a morar em Porto Alegre ou região. “Quem vem morar na praia não volta”, convida o corretor.
Gabriele, inquietude pra crescer
Nascida e criada em Lajeado, Gabriele Maceda é a personificação da mulher contemporânea. Super mãe de uma menina de três anos, casada e cheia de planos para o futuro, a jovem de 23 anos vê em sua inquietude o caminho inequívoco para uma vida feliz e uma carreira de sucesso. Foi justamente esse seu pavor do ócio improdutivo que fez com que ela ingressasse no agenciamento de imóveis: contratada para ser secretária de uma imobiliária no Litoral, ela passou a ajudar nos agenciamentos nas horas vagas, porque não aguentava o tédio de ficar parada. “Sem fazer nada eu não fico. Se não estava agenciando, ajudando, dando ideia, estava passando um pano, limpando, organizando. Ficar parado não dá”, diverte-se a nova colaboradora da CP Xangri-lá.
A nova colega está há seis anos em Rainha do Mar, advinda do Vale do Taquari. Ela chegou com o marido e família para montar um restaurante próprio, que continua em funcionamento. “O restaurante me ensinou a lidar com o público, mas não é um ramo que me atrai. Eu precisava buscar novos ares e acredito que a CP Imóveis será o local ideal para essa minha nova fase”, anima-se. Gabriele comemora a chegada à CP porque, além da perspectiva de crescimento, está muito perto da creche da filha. “É pelos filhos que corremos, são eles que nos movem a seguir em frente. A CP Imóveis é perto de minha casa e da creche da minha filha, o que me facilita muito”, observa. Ela ingressa como agenciadora na CP, mas tem planos para voos maiores. “Sempre gostei de trabalhar por mim, fazer minhas metas, buscar superar meus limites. Espero em breve estar atuando como corretora”, projeta.
Nas horas de lazer, Gabi gosta de passear em família e levar a filha a parques e atividades infantis. “Também gosto de academia, é onde vou para extravasar as coisas do dia a dia”, explica. Ela conclui sua apresentação contando um fato curioso: descobriu a vaga na CP Imóveis através de uma mensagem no grupo da família no WhatsApp, quando estava em Lajeado. “Liguei pra empresa e disse pra me esperar, que eu estava chegando”, sorri. “Estou gostando muito das pessoas e da liberdade que a direção me deu, inclusive dizendo para eu sugerir mudanças sempre. Se me der corda, eu mudo toda a decoração todos os dias”, brinca a nova colega, mostrando o alto-astral como um dos seus pontos fortes.
Cris, do Lindóia para a praia
Atleta, vendedora, sonhadora, formada em Marketing, oriunda do mercado financeiro, uma mulher feliz. As mil e uma faces de Cris Sfair, mais um dos reforços para o time repaginado da CP Imóveis Litoral, saltam à vista logo no primeiro contato. Com sorriso no rosto, a consultora imobiliária de 47 anos tem nessa sua versatilidade um dos trunfos para alavancar as vendas da unidade Xangri-lá da empresa em que atua há pouco mais de um ano – a maior parte do tempo, na matriz da CP, em Porto Alegre.
Cria do bairro Jardim Lindoia, onde seus pais moram há mais de 40 anos, Cris morou nove anos em Florianópolis e voltou para a capital gaúcha no ano passado. Em Porto Alegre, resgatou seu Creci, obtido em 2009, e bateu na porta da CP Porto Alegre para iniciar sua caminhada como corretora. “Eu já conhecia o Paulinho e a CP Imóveis por ser criada no bairro, sabia que é uma empresa muito respeitada e de alto conceito. Começamos há pouco mais de um ano, mas como morei em Floripa, a diretoria da empresa já sabia da minha vontade de voltar a ter contato com o mar. Neste momento de restruturação da CP Xangri-lá, surgiu a oportunidade para eu vir pro litoral”, comemora.
Segundo ela, o ambiente de trabalho na CP Imóveis é um diferencial. “Sempre trabalhei na área financeira, em vários bancos. Tinha muito relacionamento com clientes, essa parte do relacionamento é muito importante. Por isso trabalhar na CP é tão bom, porque é uma família, eu gosto muito do Marcelo e das meninas”, elogia, referindo-se às filhas do fundador Paulinho e hoje diretoras da CP, Ana Paula e Eduarda Silveira. Cris vê com bons olhos o novo momento da empresa na unidade praiana. Ela vê o mercado imobiliário favorável na região, e a equipe de trabalho com gás renovado para os desafios que virão. “A CP Imóveis no Litoral está em crescimento, apesar de ter 22 anos está numa crescente. Essa renovação da equipe garantiu uma renovação de energia, os colegas estão com uma expectativa muito alta dos negócios fluírem”, projeta.
Fora do escritório, o caráter múltiplo de Cris também se faz presente: apaixonada pelo clima da praia e pelo mar, ela tem no ciclismo um de seus amores, tendo inclusive idealizado a prova CP Ride, no começo do ano, em que congregou profissionais, clientes e vizinhos da CP Porto Alegre em um passeio ciclístico na Capital. “Estou me recuperando de um acidente de bicicleta, mas logo certamente faremos um CP Ride aqui no Litoral também”, sorri. Especialista no trato pessoal com clientes e parceiros, Cris entende que a transparência deve ser a virtude número 1 de um corretor de sucesso. “O mercado tem muito corretor, mas é um mercado frio. Minha habilidade principal é a sinceridade. Eu sou muito sonhadora, embora eu já tenha realizado alguns sonhos. Estou sempre correndo atrás dos meus objetivos. Quero fazer minha pós-graduação e dar continuidade no meu curso de inglês, além de viajar e estar perto do meus pais. Minha família, graças a Deus, é muito estruturada”, comemora. “Me emociona falar da CP pela preocupação que a empresa tem com a pessoa, que vem antes do corretor. Me sinto acolhida por esta família e sou muito feliz”, conclui a profissional.
Jacqueline, felicidade como chave do sucesso
A história de vida e trabalho de Jacqueline Stürmer Barbosa, uma das novas consultoras imobiliárias da CP Xangri-lá, é um extrato de tudo o que absorveu de seus pais. Formada em Direito e com extensa carreira na área, Jack, como prefere ser chamada, puxou à mãe no que diz respeito à fibra e determinação, e ao pai nos quesitos simpatia, capacidade de fazer amigos e humildade. Sempre com um sorriso no rosto e um ar contagiante de felicidade, ela está há sete anos morando no Litoral, para onde veio com o marido, a mãe, um irmão e seu filho, hoje com 35 anos. Seu filho e seu irmão, aliás, foram colegas de faculdade e formaram-se juntos em arquitetura, atuando no Condomínio Riviera como seu primeiro grande case em arquitetura. “Viemos trazer minha mãe para morar em Xangri-lá, e eles acabaram atuando juntos no condomínio em que ela mora em um de seus primeiros passos dentro da arquitetura”, conta.
Nascida e criada na Capital, Jack relata que acompanhou o crescimento da região litorânea com seus próprios olhos nos últimos anos. “É uma localidade que está viva, em constante evolução. Hoje, moro em uma casa que minha família possui há 40 anos em Atlântida Sul, e vi cada pequeno passo de desenvolvimento que ocorreu no entorno dela, sobretudo neste boom de crescimento dos últimos 15 anos”, explica. A casa, que era usada na temporada e nos finais de semana, virou há sete anos o refúgio de Jacqueline no Litoral. “Minha mãe é uma mulher muito forte e não quer abandonar seu trabalho, então por muitos anos eu precisei levá-la todos os dias até Porto Alegre. Certamente é a mulher mais forte que já conheci”, crava. Embora não esconda a admiração pela força da mãe, é quando fala no pai, já falecido, que seus olhos brilham ainda mais. “Tratava-se de um ser humano ímpar, iluminado, diferente. Grande homem, uma grande figura que colecionou muitos amigos”, emociona-se.
Ainda que tenha atuado com competência e reconhecimento no ramo do Direito Cível e Familiar, ela descreve que é do ramo imobiliário que ela mais gosta. “á trabalhei muitos anos
Atrás a Noblesse e na Brasil brokers, que atuavam e Porto Alegre. O direito, trabalhamos muito com os problemas das pessoas, enquanto no ramo imobiliário, atendemos aos sonhos e projetos de vida. Isso não tem preço”, compara. Segundo Jack, trabalhar com imóveis é uma “decisão de vida” sua e a CP Imóveis tem a solidez que ela precisa para crescer na profissão. “Cheguei a trabalhar algumas semanas em uma imobiliária familiar, mas me senti um peixe fora d`água. Liguei pra CP porque conhecia a força da marca, e fui acolhida de braços abertos. Não há nada melhor que trabalhar e um ambiente agradável, e o funcionário feliz sempre produz mais e melhor”, antevê, elogiando os colegas Adri e Artur como seus primeiros anfitriões nesta nova fase da empresa.
A exemplo do pai, um juiz arbitral que destacava-se pelos valores e por sua legião de amigos, Jack espelha-se em Ayrton Senna para acelerar no ramo de vendas. “Uma pessoa que nasce em família abastada, que conquistou o topo em seu esporte, que teve resultados expressivos e nunca perde a humildade. Não tinha ego e liderou pelo exemplo, por isso é alguém que admiro muito”, conclui a advogada, que reconhece a importância de sua formação em Direito em diversos momentos da vida. “O conhecimento ninguém nos tira. Com ele, humildade e felicidade, certamente alcançaremos a chave para o sucesso”, finaliza.