Casas e coberturas em alta: será este o “novo normal”?
A pandemia de covid-19 alterou profundamente hábitos de consumo e o cotidiano das pessoas ao redor do mundo. Para nós, da CP Imóveis, o fechamento do balanço de vendas dos primeiros cinco meses de 2021 reflete com precisão uma característica que aparentemente chegou para ficar no cenário de busca por imóveis residenciais na capital gaúcha: o crescimento vertiginoso na venda de casas e coberturas, seis vezes maior que no mesmo período do ano passado, dá mostras claras de que o isolamento social e o confinamento fizeram com que os gaúchos valorizassem ainda mais as áreas abertas, terraços e pátios.
Segundo o diretor comercial da CP Imóveis, Marcelo Ely, as casas e coberturas representaram somente 5,9% das vendas da CP Imóveis entre janeiro e maio de 2020. Neste ano, em 2021, estes imóveis com pátio ou terraço próprio são 29,5% das vendas do período – quase um terço do total de imóveis comercializados. Em números absolutos, as vendas de casas e coberturas sextuplicaram em relação aos primeiros cinco meses de 2020. “É um crescimento muito fora da curva, que mostra a preocupação das pessoas com a qualidade de vida. O isolamento social e os períodos contínuos dentro de casa fizeram com que as pessoas valorizassem mais as áreas externas e o ar livre”, observa Ely.
Mas afinal, será que esta é uma característica definitiva do “novo normal”? Para entender melhor esta busca por imóveis com áreas abertas, elencamos três características que a pandemia estabeleceu e que, ao menos em uma primeira análise, chegaram para ficar mesmo após a covid-19:
1) Valorização dos amigos e dos momentos coletivos – Mesmo aquelas pessoas mais reservadas e que não tinham o hábito de receber visitas já estão com saudades das “aglomerações”. Jantares em casa, recepção a amigos e momentos coletivos estão sendo mais valorizados do que nunca, e terão uma demanda reprimida enorme para ser explorada após o fim da pandemia.
2) Resgate do afeto – Em entrevista ao Jornal Extra, a psicanalista Andrea Ladislau destaca, entre as mudanças da quarentena, o resgate do afeto, seja pelo amigo que já não vê, pelo parente isolado e até pelo que divide o mesmo teto e que, na rotina corrida, não recebia tanta atenção. Na matéria, ela admite por exemplo estar mais próxima das filhas, de 8 e 20 anos.
3) Culinária doméstica e cuidado com o corpo – Mais reclusos em casa e com restaurantes atendendo com restrições, os gaúchos aventuraram-se muito mais na cozinha – e o resultado disso foi a produção de comidas mais saudáveis e o crescimento das vendas de insumos para pães, bolos e sobremesas em supermercados. Além disso, o cuidado com a saúde e com o corpo ganharam notas de importância para muitos consumidores, que agora mantêm rotinas de exercícios domésticos ou mesmo pequenas caminhadas ao ar livre, valorizando espaços seguros para esta finalidade.
Portanto, a busca crescente por residências com ampla área aberta, espaços de convivência e que proporcionem momentos de ar puro deve realmente ser um comportamento que veio para ficar. Conheça a carta de opções para venda ou locação da CP Imóveis, que há mais de três décadas é especializada em produtos imobiliários da Zona Norte de Porto Alegre e que prepara, para os próximos meses, a inauguração de sua nova sede. Para novos hábitos, precisamos de novos produtos. É isto que estamos buscando constantemente em atenção às necessidades dos nossos clientes e amigos.