A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos significativos aos mais diferentes segmentos da economia, e com o mercado imobiliário não poderia ser diferente. Buscando adaptação rápida às necessidades dos seus clientes e parceiros comerciais e sobretudo segurança total em suas operações, a CP Imóveis prontamente estabeleceu a negociação online de ponta a ponta e assinatura digital de contratos, a ampliação das visitas através de tour virtual e o atendimento contínuo por meio de plataformas eletrônicas – sobretudo o WhatsApp. Mas além de entendermos o que os nossos clientes necessitam neste momento difícil e de incertezas para todos, é nosso dever capacitarmos nosso time e propormos reflexões para o que virá após a imunização completa da população brasileira e o esperado fim da pandemia de covid-19 no Brasil.
Neste contexto, são alguns pontos que entendemos irreversíveis:
Atenção para as áreas livres – a sensação de atravessar a pandemia cumprindo com rigor o distanciamento social desejável para o controle da covid-19 foi certamente menos penosa para os brasileiros que dispunham, em sua residência, de espaços livres a céu aberto. Moradores de casas com pátio, residentes em condomínio com áreas externas de lazer e aqueles que moravam perto de parques e praças conseguiram, à medida do possível, ter momentos de relaxamento mais frequentes e seguros. Pegar um sol e respirar ar livre com certeza são atributos no topo da lista de prioridades para quem irá se mudar daqui pra frente.
Adaptação ao home-office – tão importante quanto os espaços abertos acessíveis a todos, o conforto do lar recebeu contornos de importância durante a pandemia: segundo pesquisa do Instituto Robert Half, o Brasil é o terceiro país do mundo em que mais aumentou o índice de trabalho em casa durante a pandemia, atrás apenas de China e Singapura. Ambientes arejados, bem iluminados e que proporcionem sensação de bem-estar ao morador são fundamentais. Mais que isso, cabe ao consultor imobiliário sugestionar aos clientes recantos em que possa ser estabelecido o escritório em casa. Este pode ser um diferencial e tanto.
Acesso ao delivery – Acuados com a crescente sensação de insegurança, sobretudo nas grandes metrópoles, os gestores de condomínios vinham coibindo em maior escala, antes da chegada do novo coronavírus, o acesso de entregadores às áreas internas dos edifícios residenciais e comerciais. Essa restrição tem caído por terra à medida que 13% dos brasileiros compraram pela primeira vez pela internet durante a pandemia, e 24% estão fazendo mais compras online. Ou seja, o delivery, que une praticidade e a eficiência cada vez maior das soluções de entrega em casa, veio para ficar.
Fidelidade ao comércio de bairro – Uma das características mais marcantes dos consumidores brasileiros e gaúchos durante toda a pandemia foi a predileção crescente pelas lojas de vizinhança. Em busca de segurança e praticidade, os brasileiros priorizaram como nunca as compras rápidas, sem necessidade de grandes deslocamentos e em ambientes próximos e conhecidos. Neste cenário, imóveis próximos a centros comerciais, supermercados, restaurantes e farmácias ganham uma valorização ainda maior neste momento.
Mais espaços de convivência – Se é verdade que a busca por áreas externas e ao ar livre se acentuou, também é muito claro que o consumidor brasileiro, reconhecido por suas relações sociais calorosas e de muita proximidade, está com uma demanda reprimida fortíssima no que tange às reuniões sociais, churrascos e aglomerações entre amigos, colegas e parentes. Os imóveis com churrasqueiras, edículas, salões de festa ou valorosas salas de jantar também terão um diferencial competitivo a ser levado em conta para os próximos meses. Isto é, quando a pandemia terminar, veremos mais reuniões e comemorações coletivas do que nunca.
Embora o cenário seja incerto e o prazo para a normalização das rotinas também seja imprevisível, é importante que nós, enquanto agentes do mercado imobiliário, estejamos atentos àquilo que o cliente precisa e deseja. Conte com a CP Imóveis para procurar o seu espaço ideal para viver ou trabalhar, ou ainda o melhor investimento para aplicar os seus recursos. O coronavírus vai passar, mas os nossos sonhos, projetos e relações de confiança e credibilidade estarão, acima de tudo, intocados. #VempraCP #FaleConosco